Planear e organizar a reciclagem em casa: Plásticos
Julho é o mês de campanha #JulyFreePlastic e não podia deixar de falar sobre a reciclagem de plásticos que podemos e devemos fazer em nossas casas. Não sei se convosco também é assim, mas cá em casa, mesmo com algumas alternativas ao uso do plástico, ainda utilizamos muitos produtos embalados em plástico. E sermos conscientes ao fazer a reciclagem é um ato de responsabilidade nossa também.
Sabias que nem todos os plásticos podem parar no ecoponto amarelo? Existem variados tipos de plástico, que por possuírem uma composição diferenciada do plástico reciclado, podem inutilizar um lote inteiro de plástico reciclado.
Fiz algumas pesquisas e trago informações compiladas de várias fontes, que irão ajudar na hora da reciclagem. Também fiz o mapa mental com o que pode ser reciclado, com uma barra lateral do que não pode ser reciclado.
Mas afinal, o que podemos considerar para reciclar no ecoponto dos plásticos e metais, o ecoponto amarelo?
Todo o tipo de embalagens de plástico tetra pak (de leite, de sumos, de iogurtes, de vinhos e todas as outras), embalagens de azeite, de vinagre, de molhos, de produtos de higiene, de limpeza, da roupa e da casa, garrafas e garrafões, sacos de plástico e de ráfia. Tubos de pasta de dentes e embalagem de elixir bucal. Todo o tipo de embalagens de metais (alumínio e ferro), como latas de refrigerante, de cerveja, de conservas. Pacotes de fritas e aperitivos. Embalagem de margarina e manteiga. Latas de aerossol. Caricas. Esferovite.
Não é obrigatório a lavagem das embalagens para a reciclagem. Normalmente passo por água para evitar os maus cheiros no meu ecoponto.
Já o que não podemos colocar no ecoponto amarelo são os talheres (os de plástico também). Aparelhos eletrónicos. Pilhas e baterias. Utensílios de inox. CDs e DVDs. Rolhas de cortiça. Canetas e Marcadores. Ferramentas. Latas de tinta. Tupperware (caixas de plástico). Brinquedos de plástico. Cápsulas de café. A maior parte das palhinhas e cotonetes de plástico.
Todos esses itens possuem composições que não são passiveis de uma reciclagem. A maior parte deles, deve ser colocada no lixo indiferenciado.
Com exceção para os aparelhos eletrónicos, que podem ser depositados em contentores espalhados pelos estacionamentos dos centros comerciais ou supermercados, das pilhas e baterias, que devem ser depositadas no ecoponto vermelho e das rolhas de cortiça, que também existem grandes superfícies que possuem pontos de recolha, e finalmente as cápsulas de café, que os supermercados também tem pontos de recolha.
Agora que já sabe o que pode e não pode reciclar, pense em como gostaria de ter um espaço na sua casa para armazenar a reciclagem.
À medida que for tendo embalagens vazias, identifique e ponha logo no seu ecoponto para o efeito. Irá ver que na hora de dirigir-se aos ecopontos, verá a sua vida facilitada, não perdendo tempo em fazer a seleção tardia.
Existem várias opções de caixotes no mercado. Supermercados e lojas possuem várias opções. Eu, particularmente gosto muito das opções sugeridas pela famosa loja sueca Ikea. Dos maiores, aos mais pequenos. Dos que ficam empilhados ou presos a parede. Use a sua imaginação e reserve um espaço da sua casa para esse efeito. Decore usando identificadores de reciclagem, use cores ou imagens para o efeito. Crie um ecoponto apelativo! E não deixe de reciclar!
Gostaste das dicas deste post?
Se quiseres receber por e-mail o mapa mental em formato PDF para imprimir, envia um e-mail para info@angelapuhl.com
Para mais informações:
https://www.pontoverde.pt/ultimas_perguntas.php
https://www.pontoverde.pt/regras_de_separacao.php